LEMA: Acabar com a Austeridade antes que a Austeridade destrua a Democracia!

Por uma Europa social, democrática, ecológica e feminista

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Delegação portuguesa com mais de 20 activistas e sindicalistas

Activistas e sindicalistas de diferentes organizações portuguesas vão estar presentes na Alter Summit - a Cimeira Alternativa a realizar-se em Atenas de 7 a 9 de Junho.


Mais de 20 pessoas residentes em Portugal participarão nesta cimeira que se quer um amplo e forte espaço de debate e mobilização contra o regime de austeridade que está a ser imposto por toda a Europa, e em particular nos países do Sul.


Sob o lema "Acabar com a austeridade antes que a austeridade destrua a democracia. Por uma Europa democrática, social, ecológica e feminista", esta Cimeira representará mais um passo importante no trabalho em rede que têm vindo a desenvolver, há mais de um ano, mais de uma centena de movimentos sociais, associações, colectivos e sindicatos de 20 países Europeus. Ao longo de 2 dias e meio, decorrerão assembleias sectoriais, um plenário, programa cultural e uma manifestação no sábado à tarde, no centro de Atenas. Será igualmente aprovado um Manifesto dos Povos e cantaremos , em conjunto, a Grândola Vila Morena.

Ninguém deve ficar só perante a crise é a palavra de ordem dos movimentos gregos. Porque a Grécia tem sido particularmente massacrada pela austeridade, mas também porque as lutas travadas pela população têm sido verdadeiros exemplos de resistência, esta cimeira alternativa vai acontecer lá. A afirmação da solidariedade é o primeiro passo para a construção de espaços de acção e de mobilização conjunta.

Conhecer, partilhar, denunciar, transformar, reforçar a nossa capacidade de acção e delinear uma estratégia comum, à escala europeia, que inverta a relação de forças face às elites que têm dominado a Europa e derrube as politicas de austeridade impostas, são os nossos principais objectivos.



As organizações:

Associação de Combate à Precariedade - Precários Inflexíveis ; Attac Portugal ; CENA - Sindicato dos Músicos, Profissionais do Espectáculo e do Audiovisual; Clube Safo ; Cultra ; Fenprof ; Habita- Colectivo pelo Direito à Habitação e à Cidade ; IAC - Iniciativa Pela Auditoria Cidadã à Dívida; Marcha Mundial das Mulheres Portugal; Panteras Rosa; Plataforma Guetto; SOS Racismo; SPGL – Sindicato de Professores da Grande Lisboa; UMAR - União de Mulheres Alternativa e Resposta.

Site da cimeira www.altersummit.eu | Blog da delegação portuguesa que iremos actualizando ao longo da cimeira: www.altersummitdelegacaoportugal.blogspot.pt | Email: altersummitcoordpt@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário