LEMA: Acabar com a Austeridade antes que a Austeridade destrua a Democracia!

Por uma Europa social, democrática, ecológica e feminista

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Comunicado de Imprensa:


Cimeira Alternativa de Atenas

Porque o berço da democracia não é o seu túmulo

O fecho da radio e televisão mostra que é urgente
uma inversão das políticas de austeridade.

Durante dois dias, 7 e 8 de Junho, milhares de activistas e líderes de movimentos sociais e sindicatos, incluindo mil de 22 países diferentes, juntaram-se para proclamar o “Manifesto de Atenas” e promover a convergência das suas lutas locais, nacionais e Europeias, para pôr fim à austeridade e reivindicar uma verdadeira democracia.
Realizada em condições particularmente difíceis, impostas ao povo e aos movimentos sociais Gregos, esta primeira Cimeira Alternativa enviou uma forte mensagem de solidariedade internacional com estas lutas e permitiu que o MOVIMENTO SOCIAL EUROPEU desse um importante passo.
O Manifesto de Atenas foi preparado ao longo de seis meses pelas 189 organizações membro da Cimeira Alternativa, uma rede de inclui movimentos feministas, ambientalistas, movimentos anti-globalização, muitos grupos locais de solidariedade, de trabalhadores e trabalhadoras precárias e movimentos OCCUPY/INDIGNADOS, redes de intelectuais críticos(as), e um grande número de sindicatos nacionais e Europeus.
Este manifesto REPRESENTA UM PRIMEIRO PASSO SIGNIFICATIVO, de duas formas. Pela primeira vez, apresenta uma ampla plataforma de sindicatos e movimentos sociais com uma pequena lista de exigências comuns e urgentes, nas quais decidiram focar as suas lutas. Além disso, é a primeira vez que um encontro Europeu é convocado, não para escrever um texto, mas definir estratégias para acções  e para uma verdadeira MUDANÇA NO EQUILÍBRIO DE PODER, baseada naquela que expressa um consenso já aceite. Este manifesto sublinha a EXISTÊNCIA DE ALTERNATIVAS para construir uma Europa social, ecológica, feminista e democrática. Muitas organizações importantes, incluindo sindicatos, movimentos sociais, trabalhadores precários, redes de mulheres e migrantes etc enviaram mensagens de APOIO AO MANIFESTO.
Após a proclamação do Manifesto, 15 GRUPOS DE TRABALHO desenvolveram um programa de convergência das lutas, fortalecimento e ampliação da rede Alter Summit e organização de acções conjuntas. O PRÓXIMO PASSO consubstanciará na análise das propostas pelas organizações participantes e membros da rede e decidir quais, as que serão partilhadas como prioritárias. Entre as várias propostas as mais proeminentes serão as que propõem acções a nível europeu contra a austeridade e o "pacto fiscal", as políticas e o mandato do BCE, a privatização gradual do serviço público de saúde e o crescimento de uma nova Direita populista e neo-nazi. Adicionalmente serão discutidas propostas sobre como as redes europeias de solidariedade com as vítimas da austeridade podem vir a ser melhoradas. E, claro, a necessidade de reacções urgentes ao encerramento dramático do serviço público de rádio e televisão...
A situação trágica causada pelas medidas de austeridade na Grécia mostra que uma outra Europa é urgentemente necessária. O sucesso da cimeira ALTER Summit em Atenas revela que uma outra Europa é possível. A mudança das actuais relações de poder exigirá uma análise conjunta (expressa pelo Manifesto) e a convergência das lutas locais, nacionais e europeias.
Contactos
Gabriela Farinha, Portugal, , +351 917819815
Lídia Fernandes, Portugal, +351 964524818
Frederic Lemaire, France, frederic.lemaire@altersummit.eu, gsm +33 6 80 89 60 13    
Roberto Morea, Italy, roberto.morea@altersummit.eu, gsm +39 339 623 44 77
Natasa Theodorakopoulou, Greece, nathe@syn.gr, gsm +30 697 73 46 322
Felipe Van Keirsbilck, Belgium, u50fvk@acv-csc.be, gsm +32 478 29 59 50

Sem comentários:

Enviar um comentário